Recomendações

(118)
Murilo Lemes, Advogado
Murilo Lemes
Comentário · há 2 anos
Caro Vitor, infelizmente existem diversos advogados "picaretas" que de cada 10 palavras que dizem duas são causa ganha. Vejo diariamente "profissionais" apelarem para a certeza do êxito na ânsia de captar o cliente.

Mas, diferente do subtítulo escolhido, vejo que prometer resultado é não apenas o pior dos caminhos para conseguir clientes como é absolutamente antiético.

É certo que nós advogados temos o DEVER de informar nossos cliente de forma clara e inequívoca com relação aos riscos envolvidos e eventuais consequências que podem advir da demanda (art. 8º do Código de Ética e Disciplina da OAB).

Análise de risco/êxito é comumente realizado por escritório de advocacia e também por advogados autônomos (eu costumo fazer sempre, mesmo que de forma simplificada), tal estudo é extremamente válido e, na minha opinião, demonstra muito profissionalismo por parte do advogado.

Os clientes não gostam de ouvir que existe risco ou poucas chances de êxito na demanda que querem ou precisam propor, mas nos advogados temos dever ético de demonstrar o verdadeiro panorama da demanda a ser enfrentada, e, se possível, mostrar o entendimento jurisprudencial de casos semelhantes.

Muitos profissionais não estão preparados para negociar com o cliente, muitos [infelizmente] sequer tem noção do que realmente precisa ser feito em determinado tipo de ação que tentar vender para o cliente, e é justamente aí que mora o perigo, o medo de perder ou no desespero de fisgar o cliente o advogado solta a célebre frase: "isso aí é causa ganha!".

Como você já disse, mas sempre bom frisar, NÃO EXISTE ISSO DE CAUSA GANHA!!! Se um dia algum advogado disser isso fuja enquanto há tempo! rs

Pior do que o profissional que garante o ganho da causa e perde é o fato de que esse infeliz deturpa o nome de toda uma classe de profissionais que são em sua maioria sérios e trabalham dentro da estrita ética.

Esses adEvogados "causa ganha" fazem com que os clientes duvidem cada vez mais da integridade dos profissionais da advocacia, e duvidem também da seriedade da justiça, já tão desacreditada e com a imagem tão desgastadas em decorrência da exposição midiática de tribunais políticos (a exemplo do STF e TSE), que nada tem a ver com o dia a dia dos tribunais comuns.

Parabéns pelo texto e pela coragem de "cutucar a ferida" abordando um assunto tão sério e importante.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Fale agora com Vicente
(54) 99673-...
Ver telefone
(54) 3699-...
Ver telefone
Rua Theobaldo Fleck, 63, Centro, Gramado, RS. - Rio Grande do Sul (Estado) - 95670000

Vicente Vargas

Rua Theobaldo Fleck, 63, Centro, Gramado, RS. - Rio Grande do Sul (Estado) - 95670-000

Entrar em contato